Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os Espigueiros

O meu blog fala de tudo um pouco. Desta vez será sobre os espigueiros. Este encontrei-o ontem durante a minha viagem de mota. Em Abragão existiam alguns. Hoje já são raros.
Outrora lá se iam encontrando aqui e ali dando um encanto especial a esta Vila. São uma graciosidade.
Não é novidade para ninguém que os espigueiros são o celeiro onde o lavrador guarda as espigas de milho. Em algumas zonas são de posse comunitária e em pedra. Em Abragão não.
Eram mais ou menos assim mas de uso particular e a sua dimensão reflecte a grandeza da produção que normalmente era ou é efectuada.
Encontram-se implantados em zonas onde o terreno é mais elevado de forma a permitir a secagem do milho. Nas imediações normalmente existia uma eira. Aí se faziam as alegres desfolhadas (já não se fazem). A maior parte dos espigueiros nesta região são construídos em pedra e madeira. Como a sua principal função é a secagem dos cereais a madeira é disposta de forma intercalada para permitir a tal secagem através das fissuras deixadas propositadamente abertas.
Eu acho estas construções um encanto ao ponto de, mesmo não tendo milho, colocar um no meu quintal. "Quem sabe um dia"

domingo, 29 de agosto de 2010

E a Terapia da Mota continuou

Pela estrada fora - toque, toque, toque
Um dos locais da Serra de Montemuro
O Rio Paiva que ladeia a Serra de Montemuro
O Rio Douro e o Rio Bestança que também contorna Montemuro
O passeio continuou.
Desta vez seriam uns 150 Kms. Para o resto da semana devemos estar vacinados.
O Destino foi a Serra de Montemuro.
Muito calor mas um excelente passeio. A Serra de Montemuro é uma das Serras mais altas do país. Local de inigualável beleza e rica em paisagens. Tenho a sensação que será uma região pouco conhecida ou pouco lembrada, no entanto quem tiver oportunidade e tempo não deve perder a visita a esta local. Como já disse tem paisagens diversificadas, marcadas por cursos de água, lameiros, bosques, bem como até plantas (suponho) originais. A sua imensidão perde-se de vista e a tranquilidade é única. É ladeada pelos Rios Douro, Bestança e Paiva. A minha admiração foi de tal ordem que não deixarei de lá voltar talvez por outros acessos que ficaram por descobrir. Deixo algumas fotos das muitas que tirei.

sábado, 28 de agosto de 2010

A Terapia da Mota

Andar de mota (penso eu) é saudável.
Digo isto por experiência própria.
Cheguei à conclusão há já uns anos atrás que é mesmo saudável. É uma espécie de libertação da mente que usa como instrumento uma mota. É uma sensação de liberdade que facilita a descarga do stress, (mesmo sendo pendura, como é o meu caso).
Passados alguns quilómetros os problemas ficam longe e a mente liberta-se e descontrai, como uma meditação em movimento. Para além disto há o aspecto da saúde social, do bom convívio com a natureza que começa logo na relação directa com o ar que nos envolve e se prolonga pelos encontros e concentrações onde os amigos se encontram e a festa alegra.
Hoje devem ter sido à volta de 180 Kms.
"VENHAM MAIS"
https://bmaxima.blogspot.com

sábado, 21 de agosto de 2010

A beleza dos agapantos

Os agapantos dão beleza ao meu jardim em Abragão, entre Maio e Agosto. É uma planta de origem africana, parecendo uma flor da serra. No entanto para mim são belas e bastante vistosas nas suas cores azuis e brancas dependendo da variedade. São muito duráveis e possuem hastes bastante longas sendo excelentes para o uso como flor-de-corte, o que não acontecesse muito cá em casa pois gosto de as ver a enfeitarem o meu jardim.
Deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra com regas regulares.
Com elas podemos formar belos maciços e bordaduras. Multiplica-se pela divisão das suas raízes.
O agapanto é também conhecido como "Lírio do Nilo". Encontra-se em quase todo o mundo e deve ser conhecido da maioria das pessoas.
Se tiver oportunidade não deixe de ter alguns em casa e verá como o seu jardim vai ganhar mais encanto.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Tradição da Sagrada Família

Tradição antiga e que ainda se vai praticando em alguns lugares da Vila de Abragão. Estou convencida que já há muito a mesma acabou na maior parte das Aldeias e Vilas.
Em tempos passados era um privilégio recebê-la, pois nem todas as casas eram dignas desse direito, por este ou aquele motivo. Rara era a casa que não a recebia. Pouco a pouco isso foi-se modificando. Hoje em dia é uma opção de cada um, estando por este motivo quase extinta. A mesma é transportada num oratório de madeira protegida por um vidro interior e por duas portas que se fecham durante o transporte. Está 24 horas em cada casa. Rezavam o terço e mantinha-se sempre acesa uma lamparina. Hoje já não será bem assim. No dia seguinte normalmente é entregue pela pessoa que a recebeu por volta da hora do jantar ao vizinho seguinte comentando por brincadeira, "chegaram mais três para o jantar", o que origina por vezes algum diálogo. Pena é que estas tradições estejam a acabar porque não só pelo acto religioso que representa significa a partilha e o convívio entre as pessoas

domingo, 15 de agosto de 2010

Fogo, Fogo, fogo

Mais um dia de Verão, calor e como não podia deixar de ser mais incêndios.
Será que vamos continuar com esta pandemia. Sim pois eu já considero uma pandemia.
Hoje mesmo esta foto foi tirada entre Celorico de Basto e Penafiel. Pouco tempo antes tinha passado no mesmo local e nada se passava e de regresso não só este lugar como outros estavam a arder. A nossa floresta está a ficar destruída, mas o problema maior não está na floresta de eucalipto ou pinheiro, porque se renova rapidamente, mas sim em espécies protegidas e únicas, centenárias e de repente tudo desaparece. E o mais cruel são as vidas humanas que se perdem a lutarem para nos protegerem. Todos nós sabemos que a maioria dos incêndios, senão todos, têm mão humana. Negligência ou não, é crime. E crime tem de ser punido.
Não aguento mais ver tudo isto. Façamos alguma coisa enquanto é tempo. E quando já não houver mais floresta? O que vai arder?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Alpendre da minha casa


 
É aqui que passo algumas tardes livres e noites de luar e calor, lendo, ouvindo música ou simplesmente o escutar do cantar dos pássaros.
Durante o Verão algumas vezes na rede de baloiço ou num cadeirão passo algum tempo noite fora entregue aos meus pensamentos e recordações. Felizes ou não, mas sinto-me bem, porque mesmo se os pensamentos forem tristes e eu chorar eu sei qual a razão e chorando alivio a dor e a saudade.
Mas também é bom à tardinha dar comigo a olhar para o jardim e a paisagem que me rodeia.
Do meu alpendre vejo os montes, os vales e a Vila quase toda. Não tenham dúvidas, o alpendre onde passo algum tempo principalmente à noite e onde se janta no Verão com a família ou com os amigos é um lugar confortável e privilegiado.
Porque será? Porque será que se está tão bem no alpendre da minha casa?

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Casal Carina pronta para passear

Fotografia tirada em 2010

Depois de algumas horas passadas à volta da Casal Carina aí está ela pronta para dar umas voltinhas. Ora digam lá. Não vai dar gozo passear nesta relíquia?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Carina quase pronta


Como vêem a Carina vai de vento em popa. Não faltará muito para que ande a passear por estas ruas para se mostrar como uma senhora de roupa nova.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

As peças da Carina vão-se encaixando


A luta continua e pelos vistos com muito gosto. Estas fotografias não mostram mas a Carina está quase pronta. Mais fotos se seguirão.